Conforme a Lei Estadual 4.192/RJ, a limpeza interna de dutos deve ser realizada anualmente. Assim, a manutenção passa a ser preventiva, oferecendo maior segurança aos usuários de ar condicionado.
A Sumatex Ambiental faz limpeza anual de seus dutos para garantir a segurança de seus funcionários.
Unidade Formadora de Colônias.
De acordo com a RE nº 9, de 16 de janeiro de 2003, as análises devem ser realizadas a cada seis meses. A Sumatex Ambiental faz coleta e análise de ar climatizado interior semestralmente garantindo assim a qualidade do ar interior de suas dependências.
As informações necessárias são:
Razão Social, Endereço, CNPJ/CPF, Fone e e-mail.
Observação: É sempre necessário o fornecimento da área total (m²) em que o ar condicionado central abrange.
Plano de Manutenção Operação e Controle, exigido na Portaria 3.523. Nele é estipulado quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. É especificado também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local.
Artigo 5º, alínea A. “Manter limpos os componentes do sistema de climatização, tais como: bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos, de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a boa qualidade do ar interno”
Risco de desencadear uma micro epidemia de doenças oriundas da má qualidade do ar (síndrome do edifício doente). 20% de usuários de um mesmo ambiente, apresentando algum tipo de problema relacionado à contaminação do ar, já caracteriza uma micro epidemia.
Ser multado por não cumprimento da portaria 3.523/MS e RE 09. A multa pode chegar a R$ 200.000,00.
Responder a processo judicial de reparação de danos por promover disseminação ou agravamento de doenças respiratórias pré-existentes em ocupantes do ambiente climatizado. Estes processos, normalmente são promovidos por ex-ocupantes ou ex-funcionários do ambiente.
Sistema disperso em meio gasoso, composto de partículas sólidas e/ou líquidas. O mesmo que aerosol ou aerossol. Estão incluídas nessa categoria partículas menores que 100 µm.
A Sumatex Ambiental possui laboratório especializado para execução de análises de Aerodispersóides, além de trabalhar com ultramicrobalança que é referência no mercado em performance de pesagem, com 7 casas decimais e precisão de 0,2µg,. .
Poluentes químicos como o monóxido e o dióxido de carbono (CO e CO2), amônia, dióxido de enxofre e formaldeído, produzidos no interior dos estabelecimentos a partir de materiais de construção, materiais de limpeza, fumaça de cigarro, fotocopiadoras e pelo próprio metabolismo humano, e os poluentes biológicos, como fungos, algas, protozoários, bactérias e ácaros, cuja proliferação era favorecida pela limpeza inadequada de carpetes, tapetes e cortinas, foram a causa do que se convencionou chamar de “Síndrome do Edifício Doente” (Sick Building Syndrome – SBS).
As doenças do aparelho respiratório são sinusite, rinite, otite, amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados. Gripes, por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia.
O controle de Qualidade é primordial para garantir a confiabilidade dos resultados analíticos.
A Sumatex Ambiental possui um sistema de controle de qualidade em todos seus parâmetros analítico e utiliza as ferramentas do software Labwin – CQA como controle de rastreabilidade de todo processo:
Tais ferramentas são:
a) Repetitividade (r), Exatidão, %Recuperação e bias (diferença sistemática);
b) Repetitividade em microbiologia;
c) Limites de detecção (LD ou LDM) e quantificação (LQ ou LQM);
d) Exatidão por análise de material de referência;
e) Reprodutibilidade (R), Repetitividade (r) e Exatidão em Intralaboratorial (vários analistas em um mesmo Laboratórios);
f) Reprodutibilidade (R), Repetitividade (r) e Exatidão em Interlaboratorial (vários laboratórios utilizando o mesmo
g) método);
h) Seletividade;
i) Robustez;
j) Comparativo de Métodos – Amostras diferentes em métodos diferente;
k) Repetitividade, Exatidão e %Recuperação – Multi-Análise.
l) LD e LQ.
Garantir a qualidade e a confiabilidade de nossos resultados é nosso maior compromisso.
É aquele desenvolvido por um organismo de normalização ou outras organizações, cujos métodos são aceitos pelo setor técnico em questão. Por exemplo, ABNT, ASTM, ANSI, APHA, Standard Methods for Examination of Water and Wastewater.
A Sumatex Ambiental trabalha somente com métodos normalizados, equipamentos modernos e corpo técnico bem treinado para garantir a confiabilidade dos resultados analíticos.
O branco do método é uma amostra produzida pelo laboratório contendo água, surrogates e padrões internos. Ela é utilizada para verificar se não há contaminação externa nas vidrarias, reagentes, materiais utilizados e processamento analítico da amostra.
O branco do método é uma das ferramentas utilizadas pela Sumatex Ambiental no CQA (Controle de Qualidade Analítico).
Menor concentração do analito que pode ser determinada com um nível aceitável de precisão e exatidão. A concentração do analito corresponde ao valor da média do branco mais 5, 6 ou 10 desvios padrão.
É a concentração mais baixa que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada. Indica a concentração mais baixa do elemento que pode ser medido, isto é, que pode ser diferenciado de zero.
O Valor Máximo Permitido pela legislação.
Trata-se do documento que formaliza o processo de envio de amostras ao laboratório, deve conter todas as informações necessárias ao perfeito entendimento das necessidades do cliente, deixando claro o que será analisado, a identificação da amostra, quantidade de frascos, além dos dados identificando a empresa contratante, data e hora da coleta, observações importantes, entre outras. Esse documento deve ser preparado e assinado em duas vias, não deve conter rasuras, ficando uma de posse do contratante.
Após o recebimento das amostras, os clientes da Sumatex Ambiental recebem a cadeia de custódia, com todas as informações necessárias pelo software Labwin
A razão por trás dos prazos de validade é garantir que a amostra seja analisada para o parâmetro solicitado antes que ocorra qualquer degradação, oxidação, precipitação, adsorção, volatilização, ou outros processos físicos e químicos que possam afetar a integridade das amostras.
Aqui estão algumas delas:
As bactérias patógenas encontradas na água constituem uma das principais fontes de morbidade e mortalidade em nosso meio. São os responsáveis pelos numerosos casos de enterites, diarréias infantis e doenças epidêmicas com resultados freqüentemente letais. Exemplos de doenças bastante conhecidas em nosso meio também provocadas por bactérias são: leptospirose, tifo, febre tifóide, brucelose, lepra, cólera, difteria, tétano, meningite, coqueluche e várias doenças venéreas, doenças nos olhos e na boca.
Dos parasitas que podem ser ingeridos através da água, destaca-se a Entamoeba histolítica, causadora da amebíase e suas complicações. A Entamoeba histolítica é encontrada sobretudo em países quentes e em locais onde existem más condições sanitárias.
O grupo Coliforme inclui todos os bacilos Gram-negativos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, não formadores de esporos, que fermentem lactose com produção de gás em 24-28 horas a 35°C. Neste grupo são incluídos os seguintes gêneros: Escherichia, Citrobacter, Enterobacter e Klebsiella.
Coliformes Termotolerantes
São os coliformes capazes de se desenvolver e fermentar lactose com produção de ácido e gás à temperatura de 44,5 ± 0,2°C em 24 horas. O principal componente deste grupo é Escherichia coli, sendo que alguns coliformes do gênero Klebsiella apresentam também essa capacidade.
Escherichia coli
Bactérias do grupo Coliformes, bacilos Gram-negativos, não formadores de esporos, aeróbios ou anaeróbios facultativos, que apresentam a propriedade de produzir fluorescência, dentro de 24 horas a 35 – 37 (+ 0,5) ºC. Tem como habitante natural a flora microbiana do trato intestinal de humanos e da maioria dos animais de sangue quente, normalmente encontrados nas fezes destes animais, sendo, portanto um excelente indicador de contaminação fecal.
As técnicas de preservação são vitais para minimizar alterações das amostras, mantendo assim, suas características. A Sumatex Ambiental possui procedimento de amostragem para garantir a integridades das características das amostras de nossos clientes.
Trata-se de um tipo de gráfico, comummente utilizado para o acompanhamento durante um processo, determina uma faixa chamada de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo(limite central), que foram estatisticamente determinadas.
Uma carta de controle é composta por:
• Um gráfico cartesiano, onde o eixo horizontal representa o tempo e, o vertical, o valor da característica;
• Um conjunto de valores (pontos) unidos por segmentos de reta;
• Três linhas horizontais: limite inferior de controle, limite controle e linha média.
A Sumatex Ambiental utiliza a carta controle como uma de suas ferramentas para garantir a qualidade analítica dos ensaios laboratoriais.